top of page
Cirurgia Ortognática
Cirurgia Ortognática

O que é Cirurgia Ortognática?

A Cirurgia Ortognática é conhecida por modificar a posição do maxilar e queixo para deixá-los com com um melhor alinhamento. Normalmente é utilizada para corrigir problemas de mordida que não podem ser solucionados somente com a ortodontia, alterando consideravelmente a fisionomia do paciente.

Para quem é indicada a cirurgia ortognática?

 

Indicada para pacientes com desarmonias dento-faciais, problemas de apnéia do sono, alterações faciais pós-traumáticas e deformidades causadas por patologias articulares.

Como é feita a cirurgia?

Na maioria dos casos, a cirurgia é realizada por dentro da boca. Raramente é feita com corte no rosto. O procedimento consiste basicamente em “soltar” o maxilar superior, o inferior (mandíbula) ou o queixo. A fixação na nova posição é feita com placas e parafusos geralmente de titânio.

Quais são os cuidados pós-operatórios?

O paciente deve ficar em repouso e nos primeiros 20 dias, ingerir apenas líquidos e alimentos pastosos. Ele volta a mastigar normalmente depois de aproximadamente 50 dias.

Quanto custa uma Cirurgia Ortognática?

O valor de uma cirurgia ortognática pode variar de acordo com o nível de procedimentos a serem realizados. Um especialista deverá desenvolver um planejamento do caso com as opções de tratamento.

Contudo, todos os convênios médicos são obrigados a cobrir esse tipo de cirurgia. Marque uma avaliação para obter mais informações.

Lipo de Papada

O que é Lipo de papada?

Trata-se de um procedimento que consiste na aspiração da gordura localizada sob o queixo, a mandíbula e na porção superior do pescoço.

Como é feita a cirurgia?

O procedimento é feito mediante anestesia local e sedação, dura em média uma hora e o paciente tem alta no mesmo dia.

Quais são os principais beneficios?

  • Reduz a gordura do pescoço;

  • Promove o contorno facial mais harmônico;

  • Elimina o queixo duplo;

  • Rejuvenescimento.

  • Melhora a linha da mandíbula.

Quais são os cuidados pós-operatórios?

É recomendado o repouso e manter o curativo por pelo menos 24 horas no local da incisão. Atividades laborais que não exijam esforço físico podem ser retomadas em poucos dias.

Retrato modelo
Lipo de papada
Mentoplastia

O que é Mentoplastia?

A Mentoplastia é um procedimento cirúrgico que efetua a correção ou remodelação do queixo, melhorando a harmonia facial do paciente.

Como é feita a Mentoplastia?

A cirurgia de Mentoplastia é bem simples e rápida, podendo durar entre 60 e 120 minutos com aplicação de anestesia local ou geral. Nela, manipula-se o osso da mandíbula para obter uma melhor simetria facial.

Como é o pós-operatório de uma Mentoplastia?


No pós-operatório pode ocorrer um leve desconforto e inchaço.

O prazo para retornar a rotina é entre 7 e 10 dias.

É necessário evitar a exposição ao sol, assim como movimentos excessivos e não tomar banhos quentes e demorados durante 21 dias.

Em quanto tempo posso ver os resultados?

O resultado final é percebido após 3 meses do procedimento.

Quanto custa uma Mentoplastia?

O valor de uma mentoplastia pode variar de acordo com o nível de procedimentos a serem realizados. Um especialista deverá desenvolver um planejamento do caso com as opções de tratamento.

Marque uma avaliação para obter mais informações.

Mentoplastia
Bichectomia

Bichectomia

O que é Bichectomia?

A Bichectomia nada mais é que um procedimento cirúrgico que reduz o tamanho das bochechas e deixa o rosto com um aspecto mais fino. Muitas mulheres tem recorrido à bichectomia nos últimos tempos para ficarem mais belas.

Como é feita a cirurgia?

Geralmente realizada por cirugiões plásticos ou dentistas, a bichectomia é nada mais que a retirada das bolas de bichat. A cirurgia é rápida e simples. Dura de 40 minutos a 1 hora e é feita com anestesia local.

Em quanto tempo posso ver os resultados?


Os resultados começam a aparecer após três semanas do procedimento.

 

Quais são os cuidados pós-operatórios?

Ainda que a cirurgia de Bichectomia seja considerada um procedimento rápido e simples é importante que o paciente observe alguns cuidados básicos para que possa garantir a recuperação e perceber o quanto antes os resultados positivos. Dentre eles evitar grandes esforços como atividades físicas, práticas esportivas e academia; não tomar sol durante o período de sete dias; tomar a medicação corretamente prescrita pelo seu médico; aplicar bastante gelo para evitar qualquer tipo de inchaço e evitar a ingestão de alimentos muito duros pelo período mínimo de 48 horas.

modelo de moda
Disfunções Temporomandibulares

O que é DTM ou Problemas de ATM?

DTMs são disfunções na Articulação Temporomandibular - ATM, a estrutura que liga a mandíbula (queixo) ao o crânio (têmpora).

Quando essa articulação não funciona apropriadamente, dores, estalidos (cliques) e crepitações (barulho como se existisse areia nos ouvidos) são comuns.

Quais são os sintomas de DTM?

Dores de cabeça, dores de ouvido, dores na própria articulação. Ruídos (estalidos e crepitações), cliques, mandíbulas pressas, travadas ou que saem do lugar, as ATMs também podem não se movimentar direito e causar limitação na abertura da boca.

Quais são as causas de DTM?

Diversas são as causas que podem originar disfunções temporomandibulares ou problemas de ATM. Dentre elas: Má oclusão, bruxismo, acidentes (traumas), hiperatividade muscular, estresse emocional e desenvolvimento anormal da articulação temporomandibular.

Como tratar a DTM ou problema de ATM?

 

Existem terapias conservadoras como exercícios, compressas, técnicas de relaxamento muscular, tratamento com medicamentos ou realização de procedimento cirúrgico. Um profissional especializado identificará qual é o melhor tratamento para cada caso.

DTM
Implantes Dentários

O que é um implante dentário?

Implantes dentários são pinos fabricados em titânio, em formato semelhante a um parafuso, e que ao serem fixados ao osso maxilar ou mandibular, servem para apoiar próteses dentárias.

Para quem são indicados os implantes dentários?

Os implantes dentários são indicados para pacientes com perda unitária, parcial ou de todos os dentes.

Como é feito o tratamento de implantes dentários?

Consiste na colocação do parafuso de titânio em substituição do dente perdido. Esta colocação é geralmente feita alguns meses após a perda. A prótese ou coroa de cerâmica é colocada dois ou três meses depois. Durante este tempo intermédio acontece a osseointegração. Durante este tempo o paciente pode usar uma prótese removível provisória.

Implantes
Cirurgia menor
Cirurgia Oral Menor

O que é Cirurgia Oral Menor?

A cirurgia oral menor é a especialidade odontológica responsável por procedimentos cirúrgicos relacionados a ossos, dentes, gengivas e bochechas. As operações realizadas por dentistas especializados nessa área são relativamente simples e podem ser feitas dentro do próprio consultório, com anestesia local.

Como é a extração de um siso?

A cirurgia se faz necessária quando não há espaço para que eles se posicionem corretamente na arcada dentária, provocando inflamações gengivais e aumentando o risco de cáries. 

A extração é feita no próprio consultório, sob anestesia local e pode durar entre 30 minutos e 1 hora e meia. Em alguns casos, pode ser que a extração seja realizada em hospital com sedação diferenciada, mas essas são situações bastante específicas.

O que é frenectomia labial ou lingual?

A frenectomia é o procedimento para remoção do freio labial superior (trata-se de uma dobra da mucosa, que liga o lábio e a bochecha à mucosa alveolar) ou do freio lingual (prega localizada embaixo da língua). A cirurgia de frenectomia é relativamente simples e rápida, não havendo necessidade de o paciente se afastar de sua rotina normal.

Como são os procedimentos na gengiva?

Gengivas excessivamente grandes ou com uma cor esteticamente desagradável podem ser corrigidas através de pequenos procedimentos cirúrgicos realizados no próprio consultório com anestesia local.

O que é uma biópsia na cavidade oral?

A biópsia é um procedimento cirúrgico em que se tira uma amostra de tecido vivo do corpo humano para análise. Na odontologia, essa cirurgia é necessária para confirmar patologias na cavidade da boca.

A biópsia pode ser feita com a remoção de apenas parte da lesão ou de todo o tecido lesionado.

Como tratar cistos na boca?

Para tratar de cistos na boca será necessária uma pequena intervenção cirúrgica possibilitando a remoção da anomalia.

bottom of page